O Ministério da Fazenda mudou algumas regras com relação às promoções e aos concursos culturais na internet e para que você entenda sobre como proceder a partir de agora, a Gazeta do Povo publicou a matéria "Agências se adaptam às novas regras para promoções no Face". Confira o conteúdo na íntegra e veja o que nossa consultora Fernanda Musardo acha de todo esse processo:
Agências se adaptam às novas regras para promoções no Face
Ministério da Fazenda proibiu algumas ações de marcas comerciais, que agora precisam de autorização da Caixa
As empresas que prestam serviços de mídia digital estão buscando informações e orientando seus clientes para que possam atender à portaria do Ministério da Fazenda que proíbe ações no Facebook que envolvam sorteios, entrega de brindes, produtos, serviços e citem marcas comerciais sem, antes, obter uma autorização da Caixa Econômica Federal. Só estão dispensados dessa autorização os concursos culturais, artísticos, desportivos ou recreativos, que não citam marcas durante a divulgação das ações. A medida está valendo desde o dia 22 de julho.
Cecile Freire Kruger, diretora da Excom Digital, agência de comunicação digital que atua na gestão, produção de conteúdo e monitoramento de redes sociais, afirma que a portaria vai “inibir algumas promoções abusivas e até mentirosas dentro das redes sociais”. Para ela, as empresas precisam se relacionar com seu público de maneira ética, legal e comprometida com resultados. “O gerenciamento das redes sociais feito por amadores ou no fundo de quintal tende a desaparecer, e isso será benéfico para todos”, completa.
Burocracia
Fernanda Musardo, diretora da Musardo’s Consultoria Digital, diz que a autorização da Caixa é “teoricamente fácil de obter”, mas demanda tempo e burocracia. Para ela, isso não combina com a mídia social, que “é um ambiente de proximidade entre marcas e clientes e é extremamente ágil”.
Para facilitar a vida das empresas, lembra Cecile, a Caixa deve diminuir os prazos de liberação (que variam de 45 a 60 dias), e os documentos e certidões exigidos também podem ser obtidos on-line. Ela frisa que as empresas devem estar com os impostos em dia. Em relação às taxas, os valores são todos tabelados e acessíveis, segundo a diretora da Excom Digital.
A coordenadora dos processos da Excom Digital, Mariana Faria, conta que a empresa está se adequando à nova determinação do Ministério da Fazenda. “Nossos clientes já estão sendo informados sobre os novos procedimentos. Estamos numa fase de levantamento da documentação necessária e também de criação de novas propostas de promoções dentro da legalidade e processos exigidos”, explica.
Para Fernanda Musardo, a ordem agora é planejar as ações, seguindo o que determina a lei. Além disso, completa, é importante pensar em outras formas de prestigiar, recompensar e agradecer os clientes. “O ponto positivo é que as marcas agora terão de intensificar suas atividades em seus sites, blogs e hotsites e envolver ainda mais o cliente nesses ambientes”, diz.