Uma pergunta que sempre surge, seja feita pelos meus clientes ou de pessoas/amigos por aí:

Qual a formação acadêmica que o profissional precisa ter para atuar em mídia social?


Bom, minha resposta é sempre a mesma até por experiência na difícil missão de encontrar estes profissionais seja para trabalhar comigo ou para alguns clientes.

Eu já desisti de procurar uma formação ou um perfil X, hoje procuro COMPETÊNCIA, ou o cara é bom, ou é ruim, e isto não tem nada com a formação acadêmica. Posso encontrar um garoto (a) do ensino médio que manja muito bem da mecânica dos canais de mídia social e isso, acredite, já é um bom começo. Posso muito bem formar, treinar e acompanhar o desenvolvimento dele nas demais funções (monitoramento ou gerenciamento, etc). Como já aconteceram inúmeras vezes, receber currículos de gente com uma formação TOP e que não sabia escrever um texto simples de 20 linhas.

Aí sempre devolvo a pergunta com outra pergunta: O que você deseja? Um profissional ou um diploma? O que você precisa que esta pessoa faça? Aí é que está o segredo, saiba exatamente o que você procura que você vai encontrar pessoas que sabem exatamente o que querem. Isso faz toda a diferença. Às vezes, aliás, sempre demora, mas vale a pena.

Outro ponto: Salário! Pagar o mínimo terá um funcionário mínimo, média salarial do mercado, terá um funcionário mediano… O que sua empresa deseja? Invista salário e condição de trabalho.

Quer um funcionário que tenha atitude, dinamismo, iniciativa?  Dê espaço, liberdade e condição para tal.

Antes de mostrar as regras da empresa, pergunte a ele o que é indispensável para ele conseguir desenvolver um belo trabalho. A surpresa será fantástica, tanto para você quanto para o candidato, pessoas medíocres não sabem o que querem ou o que precisam.

Trabalhar com mídia social exige paixão, não importa a área? Monitoramento, gerenciamento, gestão, métrica, conteúdo, não importa é preciso PAIXÃO (assim como em qualquer outra profissão), exige também uma inquietação, uma curiosidade pelo comportamento das pessoas, exige curiosidade extrema.

Procurar um profissional para uma profissão nova utilizando formação velha, não entra na minha cabeça. Como existem muuuuiitos blogs no Brasil copiando e copiando conteúdo sobre como fazer, o que fazer, tutoriais, infográficos e afins. Hoje qualquer pessoa pode sim aderir a esta nova profissão. Faça cursos, crie seus próprios cases, busque monitorar marcas (isso vale um outro post).

O que difere os profissionais é: SOU BOM. Se for bom, aceita fazer testes e se sai bem neles. Então, faça teste. Coloque para criar, monitorar, gerenciar. O que a função exige? Coloque a pessoa para fazer um teste dentro do que será exigido dela no desenvolvimento do trabalho. Mas não esqueça, jogue limpo, teste serve para testar, não pode utilizar o trabalho do outro feito para teste, para vender ou implementar em clientes. Gostou? Faça uma experiência maior, contrate.

Não busque formação, busque pessoas!!

Até a próxima
@FernandaMusardo

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