Incrível e decepcionante ver tantas empresas utilizando os canais de mídia social na tentativa de ‘estar na moda’, outras pelo simples fato do concorrente já utilizar, precisa vender mais, mas poucas e raríssimas com o objetivo básico e que deveria ser único de se relacionar com seus clientes.
Observo com desanimo por muitas vezes práticas bestas e de iniciantes e pasmem de grandes empresas com o famoso POSSO AJUDAR, juro, me sinto dentro de uma agencia da Caixa Econômica com uma moça para me ajudar com o caixa eletrônico, ou em alguns casos dentro de uma loja de R$ 1,99 onde o “POSSO AJUDAR” serve para ficar de olho em ladrãozinho de tigelas e brinquedos.
Para que as empresas utilizam o POSSO AJUDAR?
Pensando em tornar a mídia social um ambiente limpo e eficiente, confira as dicas:
Posso ajudar 1: Pode! Faça seu trabalho direito ao ponto de não decepcionar seu cliente.
Já que isso é tão complicado e quase impossível…
Posso ajudar 2: Quando um cliente reclama isso vale para QUALQUER canal ele quer SOLUÇÃO. Solução segundo o Aurélio: s.f. Resolução de uma dificuldade, de um problema, resposta a uma questão.
Posso ajudar 3: De que adianta perguntar, já que só vai tomar nota? E cá entre nós será que realmente tomam nota? Porque é visível várias pessoas reclamando do mesmo problema em diversos canais e em diferentes datas, ou seja, muda o cliente mas o problema e a insatisfação não.
Posso ajudar 4: Olá @seunome! Vamos trabalhar para melhorar. Isso é balela, isso é 0800, brincar com o cliente em um canal tão público é dar tiro no pé. Depois que o cliente perde a linha, grava o problema, as tentativas de soluções frustradas, posta e movimenta a rede aí vale um acordo, vale atender com atenção?
Posso ajudar 5: É difícil resolver problemas? Não deveria, já que o problema foi causado por você (sua empresa), o serviço é seu e o cliente também. Então com certeza você tem a solução.
Empresas que acham que fazem um bom trabalho em mídia social só por perguntar: POSSO AJUDAR. ATENÇÃO isso aqui exige muito mais.
Até a próxima!
@FernandaMusardo