Hoje, as plataformas já preferem entregar conteúdo em formato de vídeo. E olha que interessante: todos os canais que oferecem a possibilidade de trabalhar com vídeos priorizam esse formato porque ele funciona melhor para a retenção do usuário. Com isso, os usuários passam mais tempo utilizando a plataforma, gerando mais audiência e mais receita.

No Instagram, por exemplo, 75% dos usuários afirmaram que já compraram produtos depois de assistir a anúncios em vídeo. No YouTube, 90% dos usuários disseram ter descoberto novas marcas e produtos por meio dos vídeos. Além disso, 79% dos consumidores preferem assistir a um vídeo sobre determinado produto em vez de ler sobre ele. Para os negócios, o uso do vídeo marketing gerou um aumento de 66% no número de leads qualificados.

Então, se você quer que mais pessoas descubram sua marca, que o número de leads qualificados para o seu negócio aumente e que seus conteúdos alcancem mais usuários nas redes sociais, você precisa usar vídeos.

Você pode utilizar:

  • Instagram com o Reels
  • YouTube, seja no formato tradicional ou no Shorts
  • TikTok, que recentemente ultrapassou o Instagram em tempo de retenção. Isso significa que as pessoas estão passando mais tempo no TikTok do que no Instagram
  • Também é possível trabalhar com vídeos no Facebook, LinkedIn e outras plataformas.Mas lembre-se: cada canal tem seu objetivo, sua característica e seu formato específico.

    Tipos de vídeos que as marcas podem adotar:

    • Ensinar a usar um produto ou serviço
    • Dicas rápidas ou tutoriais
    • Bastidores da empresa e vídeos mostrando a equipe
    • Contar histórias
    • Entrevistas com os fundadores ou diretores contando sobre a marca

    Para que o formato de vídeo funcione, separei algumas dicas:

    1. Planeje o vídeo
      Principalmente os vídeos para redes sociais. Muitos conteúdos, como os de “antes e depois” ou mostrando processos, exigem preparação para capturar boas imagens e montar um conteúdo de qualidade.
    2. Capriche na edição
      Mantenha a informação central clara, evitando poluição visual com muitos efeitos e gráficos no centro do vídeo. Utilize trilhas sonoras que combinem com o conteúdo e sincronize batidas de músicas com a troca de cenas para trazer mais dinamismo.
    3. Evite vinhetas longas
      Principalmente aquelas que cortam o vídeo para exibir a vinheta. Lembre-se de que os primeiros 5 segundos são essenciais para a retenção. Prefira vinhetas transparentes ou coloque-as apenas após os primeiros segundos.
    4. Legendas são essenciais
      Transcreva tudo o que é dito no vídeo em forma de legenda. Isso melhora a acessibilidade e ajuda na retenção do público.
    5. A capa do vídeo é importante
      A miniatura (thumbnail) ajuda a despertar o interesse para o play.
    6. Título e descrição otimizados para SEO
      Pense sempre em palavras-chave que ajudem na descoberta do seu vídeo pelos usuários.
    7. Divulgue trechos ou chamadas para vídeos mais longos
      Compartilhar um trecho chamativo do vídeo pode gerar mais engajamento e direcionar o público para o conteúdo completo. Também vale dividir o vídeo em partes menores para manter a atenção do público.
    8. Pense no consumo móvel
      Idealize seu vídeo nos diferentes formatos e adequações para cada canal. Prefira o formato vertical, pois ele proporciona maior imersão e aumenta as chances de retenção.
    9. Não tenha medo de aparecer ou criar vídeos
      Comece pelo simples. Existem aplicativos que oferecem modelos prontos, onde você só precisa trocar as cenas. Com o tempo, você ganhará mais confiança e aprimorará suas técnicas. Lembre-se: o básico bem feito é o novo avançado.
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