Vamos esclarecer que as métricas são os números apresentados relacionados ao desempenho do conteúdo compartilhado
- Alcance: que representa o número de contas que receberam o conteúdo e ele foi exibido em tela
- Impressão: que representa o número de vezes que o seu conteúdo foi exibido. As vezes a pessoa vê mais de uma vez o mesmo conteúdo. Então é isso que a impressão retrata
- Engajamento: que é curtir, comentar e compartilhar.
- Visualização: número de vezes que seu vídeo foi visto. Por exemplo: Nos canais – Facebook e Instagram, a visualização conta a partir de 3s.
- E claro, os seguidores, que representa o número de pessoas que estão seguindo a conta.
O conteúdo compartilhado não fica restrito ao número de seguidores, ou seja, você mostra seu conteúdo para quem não te segue e usando dos elementos de conteúdo que falamos semana passada, contribui para que mais gente, mesmo não sendo seguidor, seja impactado pelo conteúdo produzido.
A mensuração regular dos resultados, torna melhor e mais assertiva a leitura do que está com melhor desempenho. E isso ajuda a traçar novas estratégias.
Mas só desempenho de plataforma não é suficiente para medir os resultados de negócios. É importante na ponta, no contato do cliente, entender melhor de onde ele veio, se ele já acompanha nas redes sociais, perguntar como ele conheceu a marca.
Quero chamar a atenção dos nossos leitores!! Você pode conseguir milhares de visualizações em um vídeo, mas não representa que isso trará mais resultados diretos e imediatos para o negócio, assim como número de seguidores está longe de representar o número de possíveis compradores ou de pessoas que de fato estão interessadas na marca.
Assim como aquele conteúdo que não teve engajamento esperado, pode ter sido o decisivo para que o cliente mandasse aquela mensagem no WhatsApp, e sem a marca tomar conhecimento, levou o cliente até sua loja física.
Alguns resultados não serão mensurados diretamente pelas métricas redes sociais.
E vale a máxima, não é possível mensurar o ego.