É sempre mais delicado para a micro ou uma pequena empresa disputar com um grande player a atenção no quesito presença digital. 

Muitas não têm a estrutura necessária para brigar de igual para igual com as marcas mais famosas. Quando falo em estrutura me refiro a toda a questão da equipe, de verba, de tempo, percebo os empresários e gestores se vendo obrigados a trabalhar em todas as outras frentes e acabam priorizando outras áreas e o marketing digital acaba ficando e lado ou não tem a devida atenção. Que torna o trabalho mais custoso. E olha que curioso, em muitos casos o impacto das ações do marketing digital para as empresas menores é muito mais imediato e direto que para os grandes players. 

E é justamente o ponto que vou abordar, de que forma, não digo se equiparar, mas fazer com que suas ações gerem um resultado mais imediatos e que a empresa consiga absorver as atividades na rotina do negócio, focando hoje em micro empresa, pequenos negócios e os profissionais autônomos o modo de operação de um marketing digital se dará da mesma maneira que um grande player.  Mas evite se comparar e sim tente se referenciar.  

Comece pela organização e o planejamento. Saber o que será feito, as datas comemorativas ou as datas que podem gerar um movimento diferente para o negócio pode ser muito importante. Mas saia do obvio, por exemplo: Páscoa, ou Dia das Mães, ótimo já planejado e pensado, nós temos, no meio do caminho duas datas interessantes: dia do beijo, que é dia 13 de abril e dia do frete grátis, dia 28 de abril. São datas, que movimentam a internet que pode trazer gancho para ações. Não necessariamente promoções. 

 Mas se a empresa não pensar no mês seguinte, ela está sempre correndo atrás do tempo perdido. Ela não consegue aproveitar essas ocasiões. 

Outro ponto, traduzir as ações para a realidade de cada um. As vezes a empresa não tem e-mail dos clientes, mas tem o WhatsApp. Pensar em campanhas de e-mail marketing não cabe para o cenário dela, que precisa correr atrás da ferramenta de disparo, construir a arte. Tudo isso para quem não tem estrutura de mão de obra, tempo e financeiro fica distante. Como que pode ser traduzido isso 

Por exemplo: As campanhas de e-mail marketing podem ser substituídas, utilizando uma lista de transmissão no WhatsApp, ou ainda uma comunidade, onde uma vez na semana vai colocar o que possivelmente iria para uma newsletter. Promoção, a campanha da semana? Um conteúdo interessante. 

Outra adequação, a empresa não tem o site/blog, mas pode ter canal do Youtube e Google Meu negócio que vão ajudar muito. A linearidade destes canais, não precisa ser tão intensa, se possível duas vezes no mês algum conteúdo novo é importante. 

As redes sociais, essas sim, precisam ser constantes e lineares com maior intensidade. não adianta ficar colocando aqueles banners feios, cheios de informações, ou usar fotos de bancos de imagens. 52% dos usuários do Instagram, preferem interagir com conteúdos reais, do que os desenhados em photoshop. 

Procure, nas mídias sociais, mostrar mais a realidade, fotos de produtos reais, claro que precisa ter um cuidado, uma atenção para mostrar melhor, com mais detalhes, mas mostre a realidade. 

Reforce que você é regional, que a empresa está próxima, que seu atendimento é mais rápido. Lembre-se de se destacar pelas diferenças entre comprar com um grande player e comprar de um negócio local e menor. Fortaleça seus conteúdos nas personalizações, ou agilidade e flexibilidade, coisa que as grandes marcas não tem. Mostrar mais as características artesanais, caso seja o cenário do negócio. 

Lembre-se das três palavras, proximidade, personalização e agilidade. 

Para facilitar, produza seus conteúdos num final de semana, ou tente reservar uma a duas horas por semana em único dia para produzir os conteúdos para deixar os posts agendados, ou pelo menos já roteirizados. Empresas que possuem cronogramas de conteúdo ou que tem sua produção de conteúdo organizadas tem mais chances de conquistar resultados melhores. 

Se sua empresa não tem, mas poderia ter uma loja virtual, opte pelos marketings places, possivelmente por ali, é um canal interessante para gerar vendas. 

Agora some, tua presença mais forte, com canais atualizados nas mídias sociais, usando uma comunicação direta e próxima com o cliente com certeza trará uma presença digital sólida para sua empresa e aí sim, não vai confrontar um grande player e sim conquistar seu espaço e atenção. Marketing Digital para Micro e Pequenos Negócios 

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software