Site icon Consultoria e gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital em Curitiba

Mudanças nas Fan Pages

Nos últimos dias, administradores de páginas do Facebook tem notado uma diminuição nos números de pessoas “falando sobre isso” e de “visualizações de publicações”. As dúvidas surgiram, e teorias sobre essa queda, também.

Oficialmente, o Facebook ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas Geoffrey Colon da Social@Ogilvy’s, afirmou ter a informação sobre o ocorrido, diretamente do Facebook.

De acordo com Geoffrey, o Facebook mudou o algoritmo EdgeRank no último dia 20 de setembro. Aparentemente, essa mudança foi feita para valorizar mais o feed de notícias e as campanhas patrocinadas, além de usuários de dispositivos móveis (tablets e smartphones), o que acaba gerando mais receita para o gigante das redes sociais.

Foi feito uma análise em 3 mil páginas, antes e depois dessa mudança. Segundo o blog EdgeRank Checker, os dados foram os seguintes:

O que é o Edgerank?

Ao determinar que itens aparecem no feed de notícias do usuário, o Facebook usa um algoritmo chamado EdgeRank.

EdgeRank dispõe de Edges, que influenciam três coisas:

E a sua página? Foi afetada pela alteração no algoritmo do EdgeRank?