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Google AI Overview

Mudanças nas Pesquisas do Google e o Impacto no Marketing Digital 

O que é a SERP e a AI Overview 

Joyce, você realiza muitas pesquisas usando o Google? Percebeu alguma mudança? Quando você pesquisa algo no Google, na SERP vem o resumo? 

A SERP é o nome dado para a página de resultados de pesquisa. Diferente do que acontecia antigamente, quando você pesquisava, só constava a lista de resultados. Agora, o Google traz um resumo no topo da SERP, gerado pela inteligência artificial em buscas considerando o que foi encontrado. 

Isso tem um nome: AI Overview, que fornece respostas rápidas e instantâneas diretamente na página de resultados, podendo reduzir os cliques nos links dos sites em 20 a 30%. Segundo os portais The Atlantic e Wall Street Journal, os editores podem perder entre 20% e 40% do tráfego gerado pelo Google por conta dos resumos gerados por IA. 

Por que o Google está mudando 

É importante situar quem está nos acompanhando: essas Mudanças no Google estão diretamente ligadas à concorrência. A dominância total do Google está ameaçada. 

O comportamento da Geração Z 

A concorrência das IAs e novas plataformas 

De acordo com a eMarketer, publicada pelo Business Insider, a participação do Google na publicidade de busca nos EUA pode cair abaixo de 50% pela primeira vez em décadas, motivada pelo crescimento da inteligência artificial em buscas, como ChatGPT e Perplexity AI. 

Confesso que eu, Fernanda Musardo, tenho usado cada vez menos o Google como prioridade, preferindo a Perplexity para pesquisas aprofundadas e o TikTok para assuntos mais superficiais. Claro que ainda uso o Google, mas me divido entre os três, assim como muitos outros usuários. Isso enfraquece a dominância global do Google. 

Impactos no Marketing Digital e SEO 

Atualização das estratégias de conteúdo 

Se o acesso via Google diminuir, o SEO precisa ser atualizado rapidamente e as estratégias de marketing

 digital Curitiba e em outras regiões reavaliadas constantemente. 

Velocidade e usabilidade do site 

 

Implementação de dados estruturados 

 

 

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FAQ – Mudanças no Google, Inteligência Artificial e Marketing Digital 

  1. O que é a SERP e a AI Overview?
    A SERP (Search Engine Results Page) é a página de resultados de pesquisa do Google. A AI Overview é um recurso que fornece resumos instantâneos no topo da SERP, gerados pela inteligência artificial do Google, oferecendo respostas rápidas aos usuários.
  2. Como as mudanças no Google afetam os cliques orgânicos?
    Com os resumos gerados pela IA, estima-se que os cliques nos links dos sites possam cair entre 20% e 30%, já que os usuários obtêm respostas diretamente na página de resultados.
  3. Por que a dominância do Google está sendo ameaçada?
    Além da AI Overview, a Geração Z tem buscado respostas em redes sociais como TikTok e Instagram, por considerarem os resultados do Google saturados por anúncios e menos autênticos. Também há o crescimento de ferramentas baseadas em inteligência artificial, como ChatGPT e Perplexity AI, que oferecem novas formas de buscar informações.
  4. Como as mudanças impactam o marketing digital e o SEO?
    As estratégias de SEO e marketing digital precisam ser atualizadas constantemente. É necessário criar conteúdo mais profundo e instrutivo, otimizar palavras-chave de cauda longa, analisar a intenção do usuário, garantir velocidade e usabilidade do site e utilizar dados estruturados para melhorar a visibilidade.
  5. O que é Schema Markup e por que é importante?
    O Schema Markup é um código estruturado que ajuda os motores de busca a entender melhor o conteúdo do site. Ele aumenta as chances de inclusão em resumos gerados por IA e melhora a visibilidade nos resultados de busca, transmitindo mais confiabilidade ao usuário.
  6. Qual a importância da autoridade e confiabilidade no conteúdo?
    Criar conteúdos baseados em dados confiáveis, referências reconhecidas e experiência no assunto aumenta a autoridade e a confiança do público, além de melhorar o desempenho nos mecanismos de busca.
  7. Como o marketing digital em Curitiba e outras regiões deve se adaptar?
    As empresas precisam revisar suas estratégias locais, produzindo conteúdo relevante para seu público e ajustando SEO, experiência do usuário e presença online para competir mesmo com a redução de tráfego proveniente do Google.