Site icon Consultoria e gestão de Mídias Sociais e Marketing Digital em Curitiba

Desafios e Benefícios da Automação no Marketing Digital | Estratégias e Cuidados

A automação nada mais é do que utilizar um sistema para deixar algum processo em modo automático. Essa definição por si só já é interessante, principalmente quando lembramos de todas as atividades envolvidas no marketing digital e o quanto essas atividades demandam tempo. Então, automatizar será uma ótima solução…, mas sempre existe um “mas”, não é? 

As áreas mais utilizadas do marketing digital para automação são: 

Pensando em automação, os canais disponibilizam facilidades para automatizar, mesmo que apenas um pouco, as interações privadas. Em alguns casos, é interessante, mas quando o cliente entra em contato, isso pode ser problemático.  

O que é totalmente proibido e que muitas automações fazem está relacionado às funções básicas, como enviar uma mensagem direta automática de agradecimento assim que você começa a seguir uma conta. Isso é proibido, além de ser algo muito antigo e uma estratégia rasa de 1912. 

No caso do chat de uma loja virtual, pode ser interessante. Para suporte no WhatsApp, dependendo da demanda do cliente, pode ter o efeito contrário, causando irritação. Portanto, mesmo dentro da mesma área, é necessário avaliar com muito cuidado. 

Essas são algumas áreas e situações, mas é importante estar atento na escolha de uma boa ferramenta de automação. 

O que ficar atento: 

Ao escolher uma ferramenta, pesquise primeiro se no ambiente que você precisa automatizar existe alguma área listando quais são as ferramentas oficiais ou homologadas. Elas estarão em conformidade com a plataforma, pois, caso você venha a usar uma ferramenta de automação não homologada ou oficial, pode até perder sua conta. 

Verifique também as integrações que a ferramenta oferece e como ela pode conversar com diferentes ambientes e estruturas. 

É sempre bom pesquisar em grupos de WhatsApp, Facebook ou no Google de forma geral se alguém já teve algum problema com a ferramenta e que tipo de problema. 

Por fim, só automatize aquilo que você tem total segurança e 100% do fluxo mapeado; caso contrário, em vez de ajudar, a automação pode atrapalhar.