A automação nada mais é do que utilizar um sistema para deixar algum processo em modo automático. Essa definição por si só já é interessante, principalmente quando lembramos de todas as atividades envolvidas no marketing digital e o quanto essas atividades demandam tempo. Então, automatizar será uma ótima solução…, mas sempre existe um “mas”, não é? 

As áreas mais utilizadas do marketing digital para automação são: 

  • Campanhas de e-mail marketing. Esta é uma área em que a automação faz muito sentido e, com certeza, contribui bastante. Tanto para a captura de leads quanto para todo o fluxo de comunicação, desde e-mails transacionais de uma compra até campanhas do tipo newsletter e fluxo dos cadastros. Ferramentas de automação para e-mail marketing estão no topo das indicações. 

  • Gestão das redes sociais: aqui temos uma questão delicada. Quando falamos em gestão de redes sociais, existem vários cenários em que a automação é positiva e outros em que pode prejudicar uma marca. Por exemplo, a questão dos agendamentos das publicações. Existem inúmeras ferramentas não oficiais que podem realizar esse processo, mas muitos canais não veem essas ferramentas com bons olhos, até porque hoje a maioria deles já oferece suas próprias funções de agendamento. 

Pensando em automação, os canais disponibilizam facilidades para automatizar, mesmo que apenas um pouco, as interações privadas. Em alguns casos, é interessante, mas quando o cliente entra em contato, isso pode ser problemático.  

O que é totalmente proibido e que muitas automações fazem está relacionado às funções básicas, como enviar uma mensagem direta automática de agradecimento assim que você começa a seguir uma conta. Isso é proibido, além de ser algo muito antigo e uma estratégia rasa de 1912. 

  • Atendimento: Automação para atendimento. Segundo algumas pesquisas, em média, o brasileiro espera receber uma resposta a um atendimento de 10 minutos até no máximo 2 horas. Então, num primeiro contato, a ferramenta de automação para receber a demanda do cliente no atendimento pode ser interessante para ficar dentro dessa faixa de tempo. Mas é importante lembrar que nenhum cliente gosta de falar com robôs, especialmente quando está buscando a empresa para obter ajuda. 

No caso do chat de uma loja virtual, pode ser interessante. Para suporte no WhatsApp, dependendo da demanda do cliente, pode ter o efeito contrário, causando irritação. Portanto, mesmo dentro da mesma área, é necessário avaliar com muito cuidado. 

  • Rastreabilidade das conversões: Esta é uma área muito interessante para utilizar automações. Por exemplo, ao fazer uma campanha paga de geração de leads, é possível inserir todos os dados diretamente no CRM da empresa e saber exatamente de qual campanha aquele lead veio. Considerando todo o processo, leads entram automaticamente no sistema da empresa e, de lá, seguem para o fluxo de automação de e-mail marketing, totalmente segmentado. 

Essas são algumas áreas e situações, mas é importante estar atento na escolha de uma boa ferramenta de automação. 

O que ficar atento: 

Ao escolher uma ferramenta, pesquise primeiro se no ambiente que você precisa automatizar existe alguma área listando quais são as ferramentas oficiais ou homologadas. Elas estarão em conformidade com a plataforma, pois, caso você venha a usar uma ferramenta de automação não homologada ou oficial, pode até perder sua conta. 

Verifique também as integrações que a ferramenta oferece e como ela pode conversar com diferentes ambientes e estruturas. 

É sempre bom pesquisar em grupos de WhatsApp, Facebook ou no Google de forma geral se alguém já teve algum problema com a ferramenta e que tipo de problema. 

Por fim, só automatize aquilo que você tem total segurança e 100% do fluxo mapeado; caso contrário, em vez de ajudar, a automação pode atrapalhar. 

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