Marketing digital está diretamente ligado a imagem, ao impacto visual. E aí, vem com tudo aproveitar as tendências, usar o que está movimentando a internet. E nós já começamos com um ponto bem importante.
USO DA IMAGEM!
Posso usar o meme? Pode, mas esse meme tem a imagem de alguém? Se sim, atenção! Esse uso, coloca a pessoa em uma situação vexatória? Se sim, temos um ponto importante de atenção.
- “Ah mas todo mundo tá usando” … Tua mãe já dizia: você não é todo mundo.
- “Ah, mas a imagem estava na internet”. Isso também não dá o direito de uso.
- Ou ainda dar créditos ao autor da imagem ao utilizá-la, crédito não quer dizer direito de uso.
- “Ah vou usar o áudio a música da Beyonce” … Direito Autoral.
Vamos pensar nas estratégias, dentro da Leis brasileiras e de acordo com os termos de uso das plataformas. Para isso, vamos entender do direito de imagem é diferente de direito autoral.
- Direito autoral: uma música, uma fotografia, um livro, obra de uma arte. É o vínculo da obra com seu autor.
- Direito de imagem: Uso da imagem da pessoa. Pode ser do cliente, uso da imagem da celebridade.
E aí entra a questão inclusive do meme. Vou dar um exemplo bem claro. Sabe a capa do álbum do chico Buarque que de uma ele está sério e do outro ele está sorrindo? Ela se transformou em um meme na internet.
Dá a ideia de que pode ser usada, afinal muita gente está usando. Mas recentemente ele ganhou mais uma vez um processo. Uma empresa de aplicativos, postou nas suas redes sociais essa foto, do chico Buarque com uma frase dando a entender que quando a pessoa usa o aplicativo, fica feliz.
Nesse caso a indenização foi de 25 mil reais. E algo bem importante ficou claro nesta decisão: a imagem ter sido usada indevidamente em outras oportunidades, por diversas pessoas, não descaracterizaria a conduta ilícita.
Fica claro, que por mais que vários façam não dá o direito de fazer, nem torna lícito fazer. Não é a primeira vez que isso ocorre, vários outros artistas. Isso inclui o cliente, isso inclui o funcionário.
Então, quando a empresa quer usar a imagem do cliente, é importante ter o aceite desse cliente. Quando a empresa for realizar transmissões ao vivo, com um funcionário, também é importante ter essa autorização para evitar futuros problemas.
Eu sempre falo: quando acontece não é o problema, geralmente o problema vem depois com algum constrangimento causado pós o feito.
Prefira usar banco de imagens gratuitos com licença de uso comercial, fuja do Google Imagens.
Lembrando também que as plataformas têm seus termos de uso, também com relação ao direito de uso e direito autoral, excluindo conteúdos e limitando funções ou desempenho.
E fica a reflexão: se a empresa não consegue seguir os termos de uso de uma plataforma que ela usa para alavancar seu negócio, não leva muito a sério uma lei, imagina a conduta dela perante um cliente.