Vamos falar hoje dos erros? Estamos sempre falando sobre as oportunidades, sobre a forma de aproveitar melhor, estratégias para alcançar melhores os resultados nas mídias sociais. 

Mas resolvi trazer alguns erros, algumas falhas que podem estar impactando diretamente seus resultados. E essas falhas podem ser pequenas no primeiro momento, mas quando observamos percebemos que de pequenas em pequenas falhas, nosso resultado não foi como o esperado. 

  1. Vamos começar com Estrutura de canal, contas sem as informações básicas corretas e funcionando. Um exemplo claro, teve feriado, o restaurante vai estar aberto? Fechado? Um cardápio especial? Um horário de atendimento especial? Tem estacionamento?
    Ou ainda, é um serviço, tem um link para o WhatsApp ou site que eu possa agendar algo? Aceita convênio? sejam mais claros nas informações.  
  2. Falta de planejamento e organização. Sem isso a conta não terá a linearidade necessária. Quando falamos em linearidade é essencial, criar conteúdo, interagir com conteúdo e consumir conteúdo. Essa falta de planejamento por muitas vezes deixa a empresa tão perdida que qualquer trend ela já quer participar sem nem parar para pensar do porque está fazendo.  
  3. Não mensurar. Esse é erro é super comum, produz o conteúdo, posta, e segue o baile sem parar para analisar os resultados. Sem observar quais conteúdos desempenharam melhor, qual conteúdo trouxe pessoas novas para seu perfil ou se trouxe pessoas interessadas em outras redes sociais sobre o produto que vc compartilhou. Além de não mensurar não se preocupa com o significado da métrica. Por exemplo: muita gente olha e se importa com o número de visualização de um vídeo e quer sempre mais e mais visualizações. Mas não parou para olhar o tempo que as pessoas passaram assistindo aquele vídeo. Muito comum, tem mil visualizações, mas a retenção média foi de cinco segundos. E o vídeo tinha um minuto. Abre seus vídeos, assista cinco segundos e veja o que foi de fato assistido. Precisa de mais racionalidade na avaliação dos números. 
  4. Impulsionar conteúdos sem nexo. Só porque a empresa gostou do post e achou que mais gente precisava ver, ou porque o criador de conteúdos gostou, mas achou que pouca gente viu e quer maior alcance. Sem considerar que os posts impulsionados podem trazer prejuízos na entrega dos conteúdos orgânicos a longo prazo, e usando segmentações bem superficiais. Lembre-se que se fosse bom, não era tão simples e não começava com R$5,00. Use com inteligência. 
  5. Conteúdos mais limpos. É super normal as empresas só trabalharem com banners, parecem os panfletos, aqueles tabloides de ofertas. Esse tipo de abordagem de conteúdo é velha e ultrapassada, será difícil ter resultados dessa forma. Hoje as pessoas querem ver melhor, querem saber das texturas, das dimensões, da naturalidade, para trazer mais realidade para algo que é virtual. E curioso, é que a primeira pergunta quando se fala em criar vídeos é: tenho que aparecer? Sim. É importante. 
  6. Erro de conteúdo quando padronizam paleta de cores, molduras. É preciso ter dinamismo. 
  7. Validar ações realizadas nas mídias com as informações do negócio. Seja virtual ou físico. Precisa considerar se o volume de pessoas procurando por determinado produto s ubiu, se teve mais acessos na loja virtual, se aumentou ou se mudou o perfil dos contatos dos WhatsApp. Algumas empresas acham que a conversão virá no post compartilhado hoje, alguém dizendo “quero esse produto do post”. Não é assim. O impacto e a conversão se darão pelo conjunto da obra. Pela presença digital forte, estruturada e atuação da empresa. 

Se o resultado não está de acordo, ou se não está acontecendo. Veja todos os pontos citados, talvez os pequenos erros estejam gerando grande prejuízos… meio clichê mas é o que acontece. 

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