Vamos falar hoje sobre como o usuário descobre uma nova marca nas redes sociais. 

Caro leitor, que nos acompanha e que usa as redes sociais como meio de novos negócios, pense comigo e reflita se você se encaixa no cenário que vou falar. O fato de você postar nos stories já te deixa tranquilo e faz crer que está fazendo o suficiente? Se sim, ouça com atenção nossa conversa de hoje. Saiu uma pesquisa que fez a seguinte pergunta: 

Por onde, dentro da rede social, você descobriu uma nova marca ou conheceu um novo negócio? 

Para 64% dos entrevistados, foi por meio do post de feed; para 28%, por meio de uma campanha paga; e para 16% e 15% respectivamente, por posts de experts ou influenciadores. 

Sabe o que isso significa? Que só com stories, ou seja, conteúdo instantâneo, você não viverá, e que um trabalho com campanhas pagas pode trazer novos públicos. Além disso, a sua resistência em trabalhar com influenciadores pode estar afastando você de ser descoberto pelo usuário. 

Mas eu preciso fazer uma consideração. Sempre tem um “mas”. Deixando essa pesquisa de lado e considerando o funcionamento básico de mídias sociais: sem stories, ou seja, aquele conteúdo que vai sumir em 24 horas, será difícil ter uma audiência consistente e manter a conta saudável e, consequentemente, ter resultados. 

A produção de conteúdo precisa ser constante. Nós já falamos sobre isso aqui. Porém, ocupar as diferentes posições é tão importante quanto. Traduzindo: se você estiver usando qualquer canal de mídia social e ele oferecer uma posição de conteúdo diferente do padrão, use-a, porque faz diferença em como a plataforma te vê. 

Outro ponto bem importante: se você vende algo e trabalha com a venda de algo que não seja apenas para a sua audiência, considere com bastante carinho a estratégia de realizar campanhas pagas e ações com experts e influenciadores. Só um parêntese: a diferença entre um expert e um influenciador é que um expert é alguém que domina um assunto e é reconhecido por sua temática ou atuação, enquanto um influenciador é alguém que vive de produzir conteúdo na internet e não necessariamente é um expert em algum assunto. 

Para resumir, se você deixou um pouco de lado ou não acha tão importante ficar postando no feed, lembre-se que talvez novos usuários não estejam te descobrindo. 

Se você ainda não faz campanhas pagas (e não estou falando de post impulsionado), considere com atenção adotar as campanhas. 

E se você ainda não tem no seu escopo de trabalho ações com influenciadores, considere rever seu planejamento. 

E temos uma pergunta de um leitor superimportante: 

André de Barros é um dentista e mandou a seguinte pergunta: “Por que minhas lives não funcionam?” Pelo que vi da sua conta e do seu canal, você não divulga suas lives de forma consistente. A live que assisti sua, que ficou gravada, não tem estrutura de conteúdo; você não tem um roteiro, fica bem disperso e, pelo que vi, em seu canal, você tem muitos amigos que não são seus pacientes. Você coloca mais fotos e conteúdo de seus amigos e viagens do que, de fato, do seu consultório. Os conteúdos que você compartilha do seu consultório são cards e banners de pouco impacto visual e de conteúdo muito superficial, sem conexão entre eles. 

Então, consideraria: 

  1. Montar um roteiro; 
  1. Diminuir o número de lives para divulgar melhor; 
  1. Rever os conteúdos como um todo. Se seu objetivo é seu consultório, foque mais nos tratamentos e situações da sua especialidade. 

E é isso. Se você tem sua dúvida, se você tem sua questão, me envie. 

Nos vemos na próxima semana. Bjs, tchau! 

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software