Vamos falar hoje sobre como o usuário descobre uma nova marca nas redes sociais.
Caro leitor, que nos acompanha e que usa as redes sociais como meio de novos negócios, pense comigo e reflita se você se encaixa no cenário que vou falar. O fato de você postar nos stories já te deixa tranquilo e faz crer que está fazendo o suficiente? Se sim, ouça com atenção nossa conversa de hoje. Saiu uma pesquisa que fez a seguinte pergunta:
Por onde, dentro da rede social, você descobriu uma nova marca ou conheceu um novo negócio?
Para 64% dos entrevistados, foi por meio do post de feed; para 28%, por meio de uma campanha paga; e para 16% e 15% respectivamente, por posts de experts ou influenciadores.
Sabe o que isso significa? Que só com stories, ou seja, conteúdo instantâneo, você não viverá, e que um trabalho com campanhas pagas pode trazer novos públicos. Além disso, a sua resistência em trabalhar com influenciadores pode estar afastando você de ser descoberto pelo usuário.
Mas eu preciso fazer uma consideração. Sempre tem um “mas”. Deixando essa pesquisa de lado e considerando o funcionamento básico de mídias sociais: sem stories, ou seja, aquele conteúdo que vai sumir em 24 horas, será difícil ter uma audiência consistente e manter a conta saudável e, consequentemente, ter resultados.
A produção de conteúdo precisa ser constante. Nós já falamos sobre isso aqui. Porém, ocupar as diferentes posições é tão importante quanto. Traduzindo: se você estiver usando qualquer canal de mídia social e ele oferecer uma posição de conteúdo diferente do padrão, use-a, porque faz diferença em como a plataforma te vê.
Outro ponto bem importante: se você vende algo e trabalha com a venda de algo que não seja apenas para a sua audiência, considere com bastante carinho a estratégia de realizar campanhas pagas e ações com experts e influenciadores. Só um parêntese: a diferença entre um expert e um influenciador é que um expert é alguém que domina um assunto e é reconhecido por sua temática ou atuação, enquanto um influenciador é alguém que vive de produzir conteúdo na internet e não necessariamente é um expert em algum assunto.
Para resumir, se você deixou um pouco de lado ou não acha tão importante ficar postando no feed, lembre-se que talvez novos usuários não estejam te descobrindo.
Se você ainda não faz campanhas pagas (e não estou falando de post impulsionado), considere com atenção adotar as campanhas.
E se você ainda não tem no seu escopo de trabalho ações com influenciadores, considere rever seu planejamento.
E temos uma pergunta de um leitor superimportante:
André de Barros é um dentista e mandou a seguinte pergunta: “Por que minhas lives não funcionam?” Pelo que vi da sua conta e do seu canal, você não divulga suas lives de forma consistente. A live que assisti sua, que ficou gravada, não tem estrutura de conteúdo; você não tem um roteiro, fica bem disperso e, pelo que vi, em seu canal, você tem muitos amigos que não são seus pacientes. Você coloca mais fotos e conteúdo de seus amigos e viagens do que, de fato, do seu consultório. Os conteúdos que você compartilha do seu consultório são cards e banners de pouco impacto visual e de conteúdo muito superficial, sem conexão entre eles.
Então, consideraria:
- Montar um roteiro;
- Diminuir o número de lives para divulgar melhor;
- Rever os conteúdos como um todo. Se seu objetivo é seu consultório, foque mais nos tratamentos e situações da sua especialidade.
E é isso. Se você tem sua dúvida, se você tem sua questão, me envie.
Nos vemos na próxima semana. Bjs, tchau!