Na terça-feira, dia 8, aconteceu a estreia do “Big Brother Brasil” 13 e da microssérie “O Canto da Sereia”, na Globo. O Scup decidiu realizar o monitoramento para medir o buzz social – o ibope na rede de cada programa – durante as suas estreias. E o reality show, apesar de ter registrado sua audiência de estreia mais baixa, obteve nas mídias sociais quase quatro vezes mais audiência que a microssérie O Canto da Sereia. O Scup coletou entre terça e quarta um total de 152.171 itens no Twitter sobre as duas atrações. Enquanto 78% dos comentários no microblog falavam sobre o BBB 13, 22% foram sobre a história vivida pela atriz Ísis Valverde.

O pico de comentários registrados no Twitter ocorreu às 22h45, quando foram coletados 48.191 tweets. No total, foram identificados 84.399 usuários do microblog falando sobre as atrações da Rede Globo, sendo 57% deles mulheres e 43% homens. O Scup forneceu também a lista com os usuários mais ativos e influentes no período. Os 10 usuários mais ativos localizados pela plataforma publicaram uma média de 163 itens ao longo da noite e possuem uma média 10.126 seguidores. Entre os mais influentes, o Scup identificou o apresentador Luciano Huck, a artista Preta Gil e a atriz Fernanda Paes Leme. Todos mostraram entusiasmo com o BBB 13.

A TV Social

O Scup concluiu o seu relatório dizendo que monitoramento sobre as duas estreias desta semana comprova uma percepção de vários estudiosos de mídias sociais: as pessoas têm combinado cada vez mais TV com internet. Enquanto assiste a um programa de TV, o brasileiro comenta a atração nas mídias sociais. E as emissoras gostam: o grande fluxo de mensagens fornece para as empresas informações tão ricas que permitem a elas saber o que está funcionando ou não. A partir daí, as emissoras de televisão podem extrair cada vez mais insights das mídias sociais para avaliar o sucesso e o fracasso de seus programas.

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